Beneficios dos Alimentos

Verduras

Couve

Contém componentes que ativam o apetite e ela é importantíssima para nosso organismo. As mais conhecidas são a couve portuguesa  ou couve manteiga, a couve galega, a couve crespa, a couve brócolis, couve flor, repolho, nabos, nabiças, a couve lombarda, a couve rábano e a couve de Bruxelas.

Tendo pouquíssima caloria, é apropriada para o emagrecimento. Auxilia  a quem está com anemia ou desnutridos. Dá energia e auxilia na depressão.

Pode ser consumida cozidas no vapor para manter suas propriedades, em pratos refogados, saladas, cruas ou sucos.

Espinafre

É considerado uma das verduras mais nutritivas e ricas.  Há dois tipos: o das folhas pequenas e o das folhas grandes e espessas chamado de espinafre-da-holanda. Também possui efeitos curativos como na anemia, na derme, mas glândulas digestivas e nas avitaminoses. Possui pouco valor calórico.

Deve ser consumido cozido, frequentemente, utilizando a água em que for cozido para não desperdiçar seu valor, usando não somente as folhas e flores mas incluindo seus talos.

Chicória

Tem efeito laxativo e diurético, agindo diretamente nos problemas digestivos, biliares e hepatismo. Auxilia no metabolismo, anemia e astenia. Contém vitamina A, B, C e D e sais minerais. Possui baixo valor calórico.

Em cafés de mistura usa-se colocar cevada, café puro e uma porção de chicória; os tubérculos são torrados, moídos, transformando num pó escuro e com determinado gosto amargo muito apreciado.

Utiliza-se as folhas e os talos. Pode se consumida cozida, crua, refogada, em saladas e em sucos.